Categorias
Notícias Saúde

Marinha do Brasil realiza operação de resgate de velejador americano em alto-mar


A Marinha do Brasil em Natal participou de uma operação conjunta de Busca e Salvamento Marítimo do Salvamar do Nordeste, entre os dias 8 e 12 de fevereiro, que resultou no resgate de um tripulante do veleiro, que navegava no Oceano Atlântico, a 850 milhas náuticas, aproximadamente 1,6 mil quilômetros, da costa brasileira, após apresentar problemas de saúde.

O tripulante, de 32 anos, de nacionalidade estadunidense, realizava uma travessia entre a ilha de Santa Helena, no Oceano Atlântico, e a Ilha de St. Maarten, no Caribe, quando passou a apresentar intensa falta de ar e dor no peito. Após receber a informação, o Salvamar Nordeste iniciou as ações de Busca e Salvamento.

Por meio do acompanhamento realizado pelo Sistema de Informações sobre o Tráfego Marítimo (SISTRAM), foi verificado que o navio mercante “Amy Clemons McCall” encontrava-se nas proximidades do veleiro “Lena Rae”. 

Em seguida, foi realizado contato com o referido navio, que se deslocou até a embarcação e efetuou o recolhimento do tripulante, proporcionando melhores condições de assistência a bordo. Toda a operação foi acompanhada por equipe médica da Marinha do Brasil, que constatou a necessidade de Evacuação Aeromédica (EVAM).

O navio mercante foi orientado pelo Salvamar Nordeste a seguir em direção a Natal, para que fosse realizado o resgate do tripulante pelo Navio-Patrulha Oceânio (NPaOc) “Araguari”, que partiu da Base Naval de Natal ao encontro da embarcação ainda na segunda-feira (9), com equipe médica multidisciplinar e militares especializados em operações de resgate.

Ao mesmo tempo, foi acionado o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), que deslocou a aeronave H-36 “Caracal” para realizar a evacuação do enfermo do NPaOc “Araguari”, na manhã desta quinta-feira (12). O tripulante será transferido para uma unidade hospitalar assim que chegar em terra.

De acordo com a Marinha, o deslocamento Navio-Patrulha Oceânico “Araguari” foi decisivo para o êxito da ação, ao possibilitar o avanço significativo do atendimento ao tripulante. “O emprego de nossas equipes resultou na redução de dois dias no tempo estimado para a evacuação, evidenciando a relevância do esforço operativo empreendido pela Marinha do Brasil”, disse em nota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *